Entrevista com programadores: Otavino Mota
Para estrear o quadro convidamos Otavino Mota, Programador e dono de um canal no YouTube que leva o seu nome, ele faz vídeo aulas de programação e também faz vídeos abordando Tecnologia. A entrevista ficou bem legal espero que gostem.
Entrevistador: Olá Otavino, obrigado por aceitar o convite! vamos começar, o que te motivou a começar a Criar vídeos ensinando Programação?
Otavino Mota: Olá, vamos lá.
A principal motivação, foi a possibilidade de mudar a vida de pessoas. Apresentar algo que não exigiria desembolsar grana para aprender uma profissão, que inclusive é rentável. Seja 1, 2 ou milhares de pessoas, e felizmente isso aconteceu. Recebo uma série de mensagens de agradecimento, por ter possibilitado apresentar algo que mudaria a vida delas. Inclusive de outros países, como Angola e Portugal.
Entrevistador: Muitos programadores Brasileiros questionam as condições de trabalho e o salário do programador no Brasil, qual é o seu posicionamento sobre essa questão?
Otavino Mota: Nesse quesito, é igual a qualquer outra profissão. Quem comando os salários é o mercado, ou seja, lei da oferta e da procura. Se tem bastante profissional na área, os valores não sobem, se poucos, logicamente isso vai se elevar.
Entrevistador: como você imagina o mercado de TI daqui uns 8 anos?
Otavino Mota: Acredito que em 8 anos, ainda tenha uma alta demanda por estes profissionais, pois estamos em um caminho sem volta, tecnologia a cada dia está mais presente em nossas vidas. Precisaremos de programadores e analistas até para desenvolver softwares que comandam computadores, celulares, tvs, etc.
Entrevistador: Como foi seu primeiro contato com a Programação? E porque resolveu seguir essa área?
Otavino Mota: Meu primeiro contato foi em um curso técnico, fiquei por 2 semanas programando em pascal, sem saber o que estava fazendo, pois entrei já no segundo bimestre, o curso era a tarde e o pessoal ia arrumando emprego e desistindo do curso e ai abriram mais vagas. Como entrei pela metade e a maioria do pessoal nem dava bola pro curso pois era gratuito e também estavam lá muitas vezes por vontade dos pais, meus colegas não estavam interessados em aprender talvez. Assim quando entrei apenas me orientaram a escrever os código que o professor passava e apertar Ctrl+F9. Se não desse erro, estaria correto rsrsrs.
Por sorte, o professor pegou os alunos que entraram depois, e isso me incluía, e deu uma abordagem da programação. Assim entendi o que era e o que estava a fazer, e me tornei um dos melhores alunos do curso.
Após formado não entrei na área ainda, trabalhei como técnico de informática até chegar a gerente de uma loja de informatica, posteriormente mudei de empresa, cheguei a supervisor de suporte técnico ao cliente em um provedor e ai sim mudei para uma empresa de software. Mas nesse tempo todo desenvolvia programas e comercializava na web. Ainda o faço.
Entrevistador: Para você quais são os principais problemas da área de programação apresentado em nosso País?
Otavino Mota: Acredito que o único problema é que esse assunto não seja tratado desde o ensino básico/médio. A maioria das pessoas chegam na faculdade sem ter noção do que é programação. Crianças de 10 anos já deveriam ter uma introdução sobre o assunto.
Na verdade acredito que em tudo estamos tratando de forma errada. As crianças já deveriam ser apresentadas a temas as quais elas mais se interessem e assim direcionadas as suas aptidões.
Entrevistador: Concordo com você até porque a programação pode ajudar as pessoas a pensar melhor, pois estimula o raciocínio.
Infelizmente canais do YouTube que ensina algo as pessoas não tem muitas viws, isso desanima muito você? e como você reagi a respeito disso?
Otavino Mota: Sim desanima e muito, pois o que poderia ser algo realmente interessante de se produzir, como todas sabem, o youtube remunera seus canais, porém o conteúdo oferecido como aprendizado, quem assiste acaba esquecendo até de dar um like e raramente compartilha nas redes sociais. O que seria uma coisa extremamente simples de se fazer, compartilhar um material que lhe ajuda e quem sabe pode abrir as portas para uma profissão, não é feito.
Meu canal tem quase 3 anos ou mais, e possui apenas 25000 inscritos. Em termos de quantidade de vídeos, até que tem muitos inscritos comparados a outros canais de pouca produção, mas infelizmente, não tenho mais tanto interesse em produzir novos vídeos, pois não existe uma motivação tão expressiva.
Entrevistador: Quais são seus planos para o futuro do canal, você pretende fazer novos cursos?
Otavino Mota: Sim, ainda não estou totalmente organizado, estou passando por alguns problemas momentâneos de obras, mas tão logo tudo esteja estabilizado, quero criar novos vídeos e também DVDs.
Entrevistador: Para terminar a entrevista, se pudesse dar 5 dicas para iniciantes da Programação, quais seria elas?
Otavino Mota: 1. Dedicação nos estudos.
2. Fazer e refazer sempre os exercícios propostos, isso torna craque.
3. Sempre tentar fazer algo de uma nova forma, isso amplia os horizontes na programação
4. Ler muito sobre TI
5. Sempre tentar fazer o melhor, o mais prático, entregue sempre mais do que lhe pedirem.
Para você que quer conhecer o trabalho dele, aqui o link do canal do YouTube, lá ele aborda assuntos sobre programação e disponibiliza cursos gratuito (Link do canal)
Comente aqui: